Juiz da 10ª Região lança livro sobre terceirização bancária no Brasil
Grijalbo Coutinho, juiz titular da 19ª Vara do Trabalho de Brasília, lançará, no dia 27, no Foro de Brasília, o livro “Terceirização Bancária no Brasil – Direitos Humanos violados pelo Banco Central”. A obra é fruto de pesquisa acadêmica, realizada no período de 2008 a 2010, desenvolvida pelo autor em conjunto com outros 15 brasileiros, durante o curso de master, pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha.
“Na década de 50, o número de bancários no país era de um milhão. Agora, eles são 400.000”, declara o magistrado, que no livro aponta a terceirização como sendo algo ruim tanto para os terceirizados, que não possuem condições dignas de trabalho, quanto para os profissionais formais, que se deparam com o enfraquecimento da categoria.
A obra traz à tona a dialética entre o efetivo exercício dos direitos humanos e trabalhista e o atual modo como a terceirização bancária vem se conduzindo no Brasil. “O livro apoia-se em base teórica consistente e se desenvolve a partir de pesquisa cuidadosa, para se revelar de indispensável leitura aos que operam o direito do trabalho nestas primeiras décadas do século XXI", disse, em crítica a obra, Marcos Neves Fava, juiz do Trabalho titular da 89ª Vara de São Paulo, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP).
O lançamento, que ocorrerá na 513 Norte, às 17h, no Auditório Ministro Coqueijo Costa, contará com palestra de apresentação do livro, ministrada pelo próprio autor. O livro é uma publicação da Ltr Editora.
Fabíula da Costa – Coordenadoria de Comunicação Social e Cerimonial
Nenhum comentário:
Postar um comentário