terça-feira, 26 de abril de 2011

TRT 10 - Juiz da 10ª Região lança livro sobre terceirização bancária no Brasil

Juiz da 10ª Região lança livro sobre terceirização bancária no Brasil



Grijalbo Coutinho, juiz titular da 19ª Vara do Trabalho de Brasília, lançará, no dia 27, no Foro de Brasília, o livro “Terceirização Bancária no Brasil – Direitos Humanos violados pelo Banco Central”. A obra é fruto de pesquisa acadêmica, realizada no período de 2008 a 2010, desenvolvida pelo autor em conjunto com outros 15 brasileiros, durante o curso de master, pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha.

Na década de 50, o número de bancários no país era de um milhão. Agora, eles são 400.000”, declara o magistrado, que no livro aponta a terceirização como sendo algo ruim tanto para os terceirizados, que não possuem condições dignas de trabalho, quanto para os profissionais formais, que se deparam com o enfraquecimento da categoria.

A obra traz à tona a dialética entre o efetivo exercício dos direitos humanos e trabalhista e o atual modo como a terceirização bancária vem se conduzindo no Brasil. O livro apoia-se em base teórica consistente e se desenvolve a partir de pesquisa cuidadosa, para se revelar de indispensável leitura aos que operam o direito do trabalho nestas primeiras décadas do século XXI", disse, em crítica a obra, Marcos Neves Fava, juiz do Trabalho titular da 89ª Vara de São Paulo, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP).

O lançamento, que ocorrerá na 513 Norte, às 17h, no Auditório Ministro Coqueijo Costa, contará com palestra de apresentação do livro, ministrada pelo próprio autor. O livro é uma publicação da Ltr Editora.

 
Fabíula da Costa – Coordenadoria de Comunicação Social e Cerimonial

Nenhum comentário:

Postar um comentário