quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ministro Dalazen prestigia solenidade de instalação do processo digital na PB

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

29/11/2010
Ministro Dalazen prestigia solenidade de instalação do processo digital na PB

O vice-presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, participou hoje (29) da solenidade de conclusão da implantação do processo digital no Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB). A implantação começou em maio de 2008 e foi concluída com a adoção do novo sistema pela Vara do Trabalho de Mamanguape.

O presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade, lembrou que o ministro Dalazen esteve presente na inauguração da 1ª Vara Eletrônica de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, fato que marcou o início da implantação do Processo Eletrônico na Paraíba. Destacou que ele esteve também no 1º Congresso Brasileiro do Processo Eletrônico, ocorrido em Campina Grande.

Segundo o desembargador, o sucesso com a implantação definitiva do processo eletrônico no TRT- PB “é apenas o limiar de um grande salto para o futuro, pois a Justiça brasileira, como um todo, e a Justiça do Trabalho, em particular, caminham a passos largos na trilha do processo digital”. Destacou que o TRT da Paraíba desenvolveu sua própria tecnologia de PE e está apto a compartilhar suas experiências com os demais tribunais do País e com os Conselhos Superiores.

Respeito ao meio ambiente

O ministro João Oreste Dalazen destacou que o processo eletrônico significa a Justiça aberta 24 horas para a cidadania brasileira. “Uma Justiça que ecologicamente reduz seus gastos e se preocupa com a natureza”. Segundo ele, a Justiça do Trabalho da Paraíba é agora um referencial para a Justiça brasileira, com todos os benefícios que o processo eletrônico pode proporcionar à população. “Em nome da presidência do TST transmito a todos os servidores, em especial aos da Secretaria de Tecnologia da Informação, a concretização desse anseio. O nosso reconhecimento pela eficiência de ser o primeiro tribunal eletrônico do País”.

Projeto Conciliar

Para o TRT da Paraíba, a data não marcou apenas o fim do processo de papel, mas também a abertura do Conciliar é Legal, projeto do Conselho Nacional de Justiça que visa à realização de acordos trabalhistas através do diálogo. A solenidade de abertura do Conciliar, que este ano tem como slogan “Conciliando a gente se entende”, foi feita pelo presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade, na Área de Integração Cultural do Fórum de João Pessoa.

O projeto segue em todas as Varas do Trabalho da Paraíba até quinta (2), com audiências exclusivas para conciliação das partes envolvidas em diversos processos trabalhistas. A ideia é garantir a celeridade e efetividade da Justiça. A expectativa do presidente do TRT é que aconteçam duas mil audiências em todo o estado até quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário